DESRESPEITO AOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DURANTE EVENTOS EM SOBRAL

lanche pms sobral

Mais uma vez se constata desrespeito não só aos profissionais de segurança pública durante eventos públicos realizados na cidade de Sobral, mas como a toda uma sociedade.

Durante a comemoração do aniversário de 244 anos da cidade, a prefeitura sobralense organizou alguns eventos, onde novamente, ficou claro o descaso e desrespeito para com os profissionais da segurança pública.

No caso dos Guardais Municipais, os mesmos foram escalados para um serviço exaustivo e desumano de 12 horas ininterruptas, das 17h às 5h do dia seguinte, onde tiveram como lanche, apenas um cachorro quente de péssima qualidade e um copo de suco ou refrigerante. O vereador daquele município, SGT Ailton, esteve fiscalizando e conversando com os Guardas e Policiais que estavam tirando serviço. “Conversávamos com os profissionais no exato momento em que organizadores e representantes do executivo nos viram. Talvez por este motivo, e, por constatarmos que as informações que estavam sendo veiculadas em um blog da cidade eram verídicas, logo após minha saída do evento por volta da meia noite, trouxeram outro lanche, contudo, com a mesma péssima qualidade”, salientou SGT Ailton.

Ainda sobre o descaso com os Guardas Municipais, que trabalhavam, exatamente no dia do aniversário de 20 anos daquela instituição, muitos profissionais foram para os postos de serviço sem equipamentos de proteção individual, sem rádio de comunicação para solicitarem apoio, caso necessitassem. Muitos deles inclusive, portando somente o cacetete, sem banheiros acessíveis. “Quando perguntei, estes informaram que não sabiam onde estavam localizados”, falou o vereador, que lembrou que naquela data de 05 de julho era o aniversário da GM sobralense.

A Polícia Militar do Ceará também sofreu com este descaso. A alimentação dos PMs em alguns pontos foram um copo descartável de suco ou refrigerante e um salgado. “Sem falar que vários destes tiveram que solicitar o envio do lanche pelas viaturas, já por volta das 1:20hs da manhã”, frisou vereador Ailton.

Alguns distritos sobralenses, bem como algumas cidades da região ficaram desguarnecidas de policiamento ostensivo por conta do deslocamento de viaturas e PMs para o evento principal no Arco da cidade. Os distritos de Aracatiaçu e Taperuaba foram uns dos que sofreram, pois tiveram a única viatura que fazia a segurança deslocada para o centro da cidade. Já as cidades de Groaíras e Forquilha, ficaram com um profissional de segurança pública a menos, bem como as cidades de Tianguá e Camocim que tiveram as viaturas da Força Tática de Apoio alocadas na cidade de Sobral.

“Lamentável ver este tipo de tratamento a quem tem a missão tão séria e nobre de cuidar da vida das pessoas enquanto estas se divertem. Os gestores falam em dignidade e reconhecimento profissional, mas na prática é só hipocrisia. Veja bem, sobre este descaso, existe uma Lei Municipal N° 529/04 onde prevê que os organizadores garantam condições dignas de trabalho aos profissionais da segurança pública durante estes eventos. E mesmo assim esta não é cumprida”, finalizou SGT Ailton.

 

Compartilhar
ACSMCE
ACSMCE
Este artigo foi produzido por um dos redatores especialistas da base da ACSMCE. Fique ligado, quase todos os dias temos conteúdo novo.

POSTS RELACIONADOS

RELACIONADOS
LOCALIZAÇÃO
Av. Imperador, 1600 - Centro - Fortaleza-CE
CEP: 60015-052
CONECTE-SE
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da ACSMCE.
© 2016 ACSMCE. Todos os direitos reservados