Número de homicídios em abril é o maior em 5 anos

sspds 2 site

O balanço fechado ainda não foi divulgado, mas levantamento do O POVO com base em dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostra que o número de assassinatos no Ceará no último mês chegou a pelo menos 358. É a maior marca para abril em cinco anos, desde que a SSPDS passou a divulgar as estatísticas sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em 2013. Os números incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte ou latrocínio (roubo seguido de morte). Na comparação com o mesmo mês de 2016, os assassinatos cresceram 30,7% no Estado.

Para chegar a este cálculo, O POVO utilizou informações disponíveis no site da SSPDS. Até 26 de abril, foram usados dados do CVLI diário. Entre os dias 27 e 30, foram usados dados do relatório das principais ocorrências atendidas pela SSPDS. Como nem todas as ocorrências estão computadas nesse último caso, o número pode ser maior.

Dos quatro meses deste ano, só em fevereiro houve redução dos homicídios no Ceará, de 9,4%. Os assassinatos também aumentaram em janeiro (8%) e março (13,3%).

A situação de abril foi agravada após série de atentados entre os dias 19 e 23. Foram 36 ataques a ônibus, delegacias, prédios estatais, veículos de concessionárias de serviços públicos e agências bancárias. As ações teriam sido organizadas de dentro dos presídios e foram reivindicadas pela facção Guardiões do Estado (GDE).

Saiba mais

 Média de homicídios No mês de abril, assim como em março, a média de assassinatos no Ceará ficou acima de 11 por dia. Ao longo de todo o ano de 2016, essa média de homicídios no Estado havia permanecido abaixo de 10 por dia.

O dia mais violento do mês foi 29 de abril. Na ocasião, foram contabilizados 20 assassinatos no Estado, tendo sido nove casos na Capital, cinco na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e seis no Interior.

Fonte: Jornal O Povo

 

Compartilhar
ACSMCE
ACSMCE
Este artigo foi produzido por um dos redatores especialistas da base da ACSMCE. Fique ligado, quase todos os dias temos conteúdo novo.

POSTS RELACIONADOS

RELACIONADOS
LOCALIZAÇÃO
Av. Imperador, 1600 - Centro - Fortaleza-CE
CEP: 60015-052
CONECTE-SE
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da ACSMCE.
© 2016 ACSMCE. Todos os direitos reservados