Presos serão transferidos hoje após rebelião que destruiu celas da Polícia Civil

CODE

Parte dos 140 presos que estão recolhidos na carceragem do Complexo das Delegacias Especializadas  (Code)  deverá ser transferida, nesta quarta-feira (2) para outras unidades da Polícia Civil ou para presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  A remoção acontece após um motim ocorrido na noite de ontem (1º),  que deixou as dependências daquela unidade destruídas.

A rebelião “estourou” por volta de 21 horas. Para protestar contra a superlotação, os presos começaram a danificar as grades das celas e atearam fogo em roupas e colchões. A gritaria se estabeleceu no local onde havia apenas dois inspetores da Polícia Civil fazenda a guarda da carceragem e dos setores burocráticos das especializadas.

Através das redes sociais, foi possível ouvir áudios em que os policiais, desesperados, pedem apoio para conter o motim. Sem contar com armas não-letais, eles tiveram que sacar suas pistolas e disparar tiros com munição real para impedir que os presos escapassem, já que todos estavam fora das celas.  Rapidamente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi acionada e mobilizou a Polícia Militar.

BPChoque mobilizado

Ainda na noite de ontem, o chefe do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Aginaldo Oliveira, informou ter sido acionado o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) para o local e a situação foi contornada. O oficial esclareceu que a pronta intervenção da PM impediu que houvesse fuga. Mas, confirmou que houve uma “quebradeira” no local.

O Complexo das Delegacias Especializadas está localizado no Bairro de Fátima, ao lado do Quartel do Comando da Polícia Militar e em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal. O prédio funcionou durante anos como sede da Academia da Polícia Civil e passou por uma ampla reforma  até se transformar num complexo onde estão instaladas algumas delegacias especializadas, como a Defraudações e Falsificações (DDF) e a de Repressão às Ações do Crime Organizado (Draco).

Fonte: Fernando Ribeiro

Compartilhar
ACSMCE
ACSMCE
Este artigo foi produzido por um dos redatores especialistas da base da ACSMCE. Fique ligado, quase todos os dias temos conteúdo novo.

POSTS RELACIONADOS

RELACIONADOS
LOCALIZAÇÃO
Av. Imperador, 1600 - Centro - Fortaleza-CE
CEP: 60015-052
CONECTE-SE
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da ACSMCE.
© 2016 ACSMCE. Todos os direitos reservados