Tropa de Choque da PM ocupa reduto de traficantes e desfaz barricadas

gueto site

Uma operação realizada no começo da manhã desta terça-feira (21) pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), com o emprego de patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), removeu barricadas que haviam sido postas nas entradas da Favela do Gueto, na Barra do Ceará (zona Oeste da Capital). A ação da PM é uma resposta às ameaças que bandidos daquela comunidade teriam feito, através das redes sociais, ao secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa.

Em menos de 24 horas, esta foi a segunda operação da PM naquele local. Acuados pelos traficantes, os moradores são obrigados a colocar lixo e objetos como sofás, vasos sanitários, sacos de lixo,  pedaços de madeira e pedras nas duas únicas entradas de acesso à favela, nas avenidas Francisco Sá e Senador Robert Kennedy, para impedir a entrada de viaturas policiais.

Várias operações já foram realizadas ali, mas os traficantes insistem em dominar a comunidade para manter o domínio na venda de drogas e armas. O bando que estaria ali alojado seria ligado ao PCC e está em permanente conflitou ou “guerra” com seus Rivais, os bandidos que ocupavam o Morro de São Tiago, na comunidade Goiabeiras, ligado ao Comando Vermelho (CV).

Fuga

Os criminosos tentam retornar à Barra do Ceará depois de uma apressada fuga em massa do bairro com a chegada de um grande efetivo policial no último dia 4, início da “Operação Marco Zero”.  Durante uma semana, as  polícias Civil e Militar ocuparam as duas comunidades, num trabalho policial acompanhado de ações sociais.  Os criminosos das duas facções simplesmente “desapareceram” com suas armas, munições e drogas.

Porém, nesta segunda-feira, os criminosos usaram as redes sociais para fazer ameaças públicas ao secretário André Costa e desafiar a Polícia a voltar ao Gueto para retirar as barricadas. Numa linguagem de afronta, os criminosos chegam a chamar os policiais de “vermes”. 

A resposta da Segurança Pública foi retomar as operações ostensivas e iniciar um trabalho de Inteligência para chegar aos delinqüentes.

Pacificado

Durante a “Operação Marco Zero”, o  Morro de São Tiago, que era dominado pelo CV, foi dominado pelo BPChoque. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiu  o local na madrugada do dia 4, montando um acampamento e hasteando a bandeira da unidade (Gate), à exemplo do que fez a PM no Rio de Janeiro ao ocupar diversas favelas.

Com o fim da “Marco Zero”, os traficantes tentam retomar o domínio no lugar. No entanto, o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana; e o comandante do CPE, coronel Aginaldo Oliveira, informaram que a determinação do secretário da Segurança é manter a área com policiamento reforçado e impedir que a bandidagem volte para lá.

Em outras frentes, a SSPDS e o Comando-Geral da PM já planejam operações semelhantes em outros bairros da Capital onde a situação de domínio do tráfico também acontece. No entanto, detalhes das ações são mantidos em sigilo.

 

Fonte: Fernando Ribeiro

Compartilhar
ACSMCE
ACSMCE
Este artigo foi produzido por um dos redatores especialistas da base da ACSMCE. Fique ligado, quase todos os dias temos conteúdo novo.

POSTS RELACIONADOS

RELACIONADOS
LOCALIZAÇÃO
Av. Imperador, 1600 - Centro - Fortaleza-CE
CEP: 60015-052
CONECTE-SE
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da ACSMCE.
© 2016 ACSMCE. Todos os direitos reservados