De cabo demitido da Polícia Militar ao parlamentar cearense mais influente do Congresso Nacional

cabo sabino site 1

Um simples Cabo da Polícia Militar, expulso da corporação e “moralmente incapaz de permanecer no serviço”, conforme considerou o desembargador Luiz Brígido, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, ao cassar a liminar, em 2013, que mantinha Flávio Alves Sabino [Cabo Sabino], nos quadros da Polícia Militar e hoje, é considerado, pelos atuais deputados e senadores cearenses, como o parlamentar mais influente do Estado, no Congresso Nacional. O deputado federal Cabo Sabino (PR) recebeu oito votos da bancada cearense. Em segundo lugar, segue o senador Tasso Jereissati, que obteve sete votos. Em terceiro, o senador e presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. O levantamento foi elaborado pelo Anuário do Ceará 2017-2018, que será lançado no próximo dia 27 de julho.

Em um mandato dedicado, regado de muito trabalho e dedicação, a indicação da bancada cearense é fruto do reconhecimento da atuação do deputado Cabo Sabino, nos seus dois anos e seis meses de mandato. Já são 129 projetos de lei, que versam nas mais diversas áreas. Mais 320 pronunciamentos, 65 relatorias, 9 Propostas de Emenda à Constituição, dentre outras ações em seu mandato. É único Praça na história do Brasil, a comandar uma bancada na Câmara dos Deputados e a presidir uma Comissão Permanente na Casa. Cabo Sabino foi eleito por dois anos consecutivos, pela imprensa local, como o cearense mais atuante do Congresso. Já o último levantamento realizado pela própria Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o considerou, em 2016, como o terceiro parlamentar dos 513 mais atuante do País.

A informação exclusiva na coluna do jornalista Érico Firmo, desta quinta-feira (20), trouxe como título: “Mudança na hierarquia de influências da bancada cearense”. O tradicional levantamento mostra alteração em comparação com o ano anterior. O deputado federal Cabo Sabino, que agora ocupa o primeiro lugar como cearense mais influente entre deputados e senadores, em 2016, havia recebido três menções, dividindo assim, a quinta posição com mais quatro colegas.

O levantamento é feito com base em votação secreta entre os próprios parlamentares. Cada um pode apontar três integrantes da bancada de deputados e senadores do Ceará que considera os mais influentes no Congresso. No ano passado, a votação do Anuário foi realizada antes da votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Neste ano, já é perceptível mudança no cenário político.

Biografia

O deputado federal Flávio Sabino foi eleito, em 2014, com 120.485 votos. Nascido em Quixadá, interior do Ceará, Nordeste do Brasil, Sabino é filho de agricultores. Aos 21 anos, ingressou na Polícia Militar do Ceará. Na Câmara Federal é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e apresentou mais 10 projetos para a promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas portadoras de deficiência no Brasil. Parlamentar de primeiro mandato, Sabino se destaca há três anos, como o deputado mais atuante do Congresso Nacional, entre deputados e senadores, segundo o próprio Congresso e a imprensa brasileira.

Compartilhar
ACSMCE
ACSMCE
Este artigo foi produzido por um dos redatores especialistas da base da ACSMCE. Fique ligado, quase todos os dias temos conteúdo novo.

POSTS RELACIONADOS

RELACIONADOS
LOCALIZAÇÃO
Av. Imperador, 1600 - Centro - Fortaleza-CE
CEP: 60015-052
CONECTE-SE
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da ACSMCE.
© 2016 ACSMCE. Todos os direitos reservados